quarta-feira, 25 de junho de 2008

Pesquisa define tipos de consumidores de luxo



Já virou chavão dizer que o mercado de luxo é o que mais cresce no mundo. Acontece que agora uma pesquisa chega para comprovar o que está nas bocas e vitrines há tempos. Realizada pelo escritório de tendências londrino, The Future Laboratory, a pesquisa identificou cinco tipos de consumidor de produtos de luxo, perfis que mostram as mudanças de comportamento das pessoas.
O primeiro deles é do comprador que é atraído pelos nomes das grifes e pelos preços altos. Nesse item, estão os novos ricos da China, dos países árabes e do Brasil. O segundo perfil é do que compra com conhecimento de causa. É o caso dos moradores da costa leste americana e dos russos. Ou seja, o preço alto não importa e sim a qualidade. O terceiro tipo de consumidor de luxo é representado por japoneses e europeus – e, geralmente, colecionadores. São aqueles que procuram raridades como estilo de vida. O quarto, é aquele que associa o luxo com consumo responsável e procura artigos que não afetem o meio-ambiente. Também presente na Europa e no Japão. Já o quinto tipo, é formado por um seleto grupo que ganhou muito dinheiro e agora investe apenas em filantropia. E você, se encaixa em algum destes perfis?