sexta-feira, 25 de março de 2011

Ronaldo Fraga leva a moda do Rio São Francisco para exposição

Dia 01 de abril abre ao público a exposição “Rio São Francisco Navegado por Ronaldo Fraga: Cultura Popular, Moda e História”, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, localizado no Parque Ibirapuera.

Tudo começou mm junho de 2008, quando o estilista Ronaldo Fraga surpreendeu o mundo da moda ao apresentar, no São Paulo Fashion Week, sua coleção primavera/verão 2009 inspirada no rio São Francisco.

O estilista ousou ao transpor para a moda a alma do maior rio totalmente brasileiro, bordando, com poesia e fidelidade, sua cultura, riquezas, crenças e costumes. Para “costurar” os mais de 500 anos de história do Velho Chico, Ronaldo Fraga conheceu, de perto, o universo das águas do Opará (como o rio é conhecido pelos indígenas). Por dois meses, o estilista viajou pelas margens do São Francisco em uma verdadeira expedição, que resultou em, além de sua belíssima coleção, num riquíssimo e singular legado particular.




Exposição

A mostra é composta por instalações plásticas de arte contemporânea divididas em dez ambientes interligados por um percurso que remete ao interior do vapor Benjamin Guimarães, construído em 1913, tombado como patrimônio, e único do modelo em funcionamento no mundo. Ao navegar pelas águas da exposição, o visitante irá se deparar com elementos que remetem ao rio, desde a foz até a nascente, passando pelas lendas, religiosidade, cheiros e sabores, música e pelos costumes das cidades ribeirinhas, entre outros símbolos e características que são únicas ao São Francisco.


O Que: Rio São Francisco Navegado por Ronaldo Fraga: Cultura Popular, Moda e História

Quando: de 01/04 a 26/06
Terças, Quartas, Quintas, Sextas, Sábados e Domingos das 09:00 às 17:00
Confira todas as datas Sex 1 a Dom 03/04 09:00 às 17:00
Ter 5 a Dom 10/04 09:00 às 17:00
Quanto: Catraca Livre
Onde: Pavilhão das Culturas Brasileiras
Endereço: R. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Vila Mariana - Sul.

Reprodução
Fonte: catraca livre